terça-feira, 24 de novembro de 2009

Jovens estão mais vulneráveis à violência em Maceió

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Justiça e Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que Maceió é a capital onde os jovens estão mais vulneráveis à violência. A pesquisa foi medida pelo Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJV) - indicador inédito que leva em consideração a taxa de homicídios, as mortes por acidentes de trânsito, os indicadores de pobreza e desigualdade de 266 municípios (com mais de 100 mil habitantes), na faixa entre 12 e 29 anos de idade.

Ainda entre as capitais, Recife ocupa a terceira posição no ranking, com alta vulnerabilidade juvenil à violência. O município com menor IVJV é São Carlos, no interior paulista, com um índice de 0,238, enquanto a mais violenta para os jovens é Itabuna, na Bahia, com 0,577 de IVJV. O Rio ocupa o oitavo lugar no ranking das capitais.

A pesquisa identificou ainda um perfil dos grupos de baixo e alto risco de exposição à violência. Segundo o levantamento, os mais vulneráveis ou com algum histórico de violência são predominantemente do sexo masculino (56,1%), têm acima de 19 anos (73,2%) e se declararam negros ou pardos (64,1%).

Já no grupo de baixo risco, a predominância é de mulheres (54,1%), sendo que 45,2% têm entre 12 e 18 anos. São solteiros (78,9%) e estudantes (42,1%). Ainda segundo a pesquisa, 36,8% se declararam brancos e 48,9% são católicos. O nível de escolaridade, de acordo com o levantamento, não influi na exposição.

Com informações da Agência O Globo

Nenhum comentário: